Os pólipos intestinais são pequenos tumores benignos, muito comuns, que estão presentes em mais de 30% da população adulta.

Apesar de serem habitualmente benignos, uma pequena parte deles tem potencial para se transformar em câncer ao longo dos anos. Felizmente, através da colonoscopia é possível não só diagnosticar, como também remover os pólipos intestinais de forma completa e segura, impedindo-os de se transformarem em um câncer do cólon.

O QUE SÃO PÓLIPOS INTESTINAIS? 

Pólipos intestinais são lesões na parede interna do intestino, sendo que eles podem ser planos ou elevados, benignos ou cancerosos ou até vários tipos ao mesmo tempo. Acredita-se que eles estejam relacionados a fatores hereditários, ter idade acima dos 50 anos e estilo de vida - principalmente às escolhas alimentares.

SINTOMAS

A maioria dos pólipos intestinais é de pequeno tamanho e acaba por não causar nenhum sintoma.
Pólipos de tamanho maior podem causar obstrução intestinal por impedir a progressão das fezes ou apresentar escoriações pela passagem de fezes endurecidas, podendo, assim, sangrar.

TRATAMENTOS

A maneira mais eficaz de se evitar o câncer de cólon é identificando precocemente pólipos adenomatosos e removendo-os antes que eles se transformem em uma lesão maligna.

A remoção dos pólipos, que recebe o nome de polipectomia, é um procedimento que não dói e não costuma causar sangramentos. A polipectomia é segura, havendo uma taxa de complicações menor que 1 a cada 1000 procedimentos. Os maiores riscos são a perfuração do cólon e o sangramento, porém, ambos são incomuns.


Para maiores informações consulte um especialista

SZ CLÍ­NICA
Avenida Ângelo Moreira da Fonseca 3334
Telefone: (44) 3622-7549 ou (44) 3622-4083
(44) 98439-2866
Umuarama - PR